Frases de Pitágoras

Confira nossa seleção de Frases de Pitágoras.

Pitágoras nasceu na ilha grega de Samos, na costa jônica, em 570 a.C. Estudou matemática, astronomia, música, literatura e filosofia na sua cidade natal.

Foi orientado na cidade grega de Mileto por um dos maiores filósofos pré-socráticos: Tales de Mileto.

No entanto, suas ideias revolucionárias para a época o levaram a ser perseguido. Nesse momento, mudou-se para Crotona (sul da Itália), região conhecida como Magna Grécia.

Foi ali que fundou uma escola de caráter místico-filosófico que ficou conhecida como “Escola Pitagórica”.

Entretanto, foi perseguido novamente, deixando Crotona e partindo para o Egito, onde ao observar as pirâmides, criou o Teorema de Pitágoras.

O filósofo faleceu em Metaponto, na região sul da Itália, em 490 a.C. com aproximadamente 80 anos.

Frases de Pitágoras

Os homens são miseráveis, porque não sabem ver nem entender os bens que estão ao seu alcance.

Ajude os outros com a carga, mas não a carregue por eles.

Faz aquilo que achares justo mesmo que o outro pense diferente.

um amigo é um outro eu. É preciso honrá-lo como um deus. A amizade é a igualdade da harmonia.

Não diga pouco em muitas palavras, mas diga muito em poucas palavras.

A carne é o alimento de certos animais. Todavia, nem todos, pois os cavalos, os bois e os elefantes se alimentam de ervas. Só os que têm índole bravia e feroz, os tigres, os leões etc. podem saciar-se em sangue. Que horror é engordar um corpo com outro corpo, viver da morte de seres vivos.

Com tempo e organização consegue-se fazer tudo e bem feito

Escolha sempre o caminho que pareça o melhor, mesmo que seja o mais difícil; o hábito brevemente o tornará fácil e agradável.

Só és senhor daquilo que que podes dispensar. Do que não podes, és escravo.”

Não me chamem de sopho(sabio), mas sim filosofo, aquele que tem amor a sabedorio ou procura saber de acordo com o psíqueatra alemão karl gasper

“Satisfaça-se com o que lhe agrada, e deixe os outros falarem de você como lhes agrada.”

“Escuta e serás sábio. O começo da sabedoria é o silêncio.”

Eduquem as crianças, para que não seja necessário punir os adultos.

O homem é mortal por seus temores e imortal por seus desejos.

Purifica o teu coração antes de permitires que o amor entre nele, pois até o mel mais doce azeda num recipiente sujo.

Os homens são miseráveis porque não sabem ver nem entender os bens que estão ao seu alcance.

Elege para teu amigo o homem mais virtuoso que conheces.

Os amigos têm tudo em comum, e a amizade é a igualdade.

A melhor maneira que o homem dispõe para se aperfeiçoar é aproximar-se de Deus.

Não te gabes de ser adorado por uma mulher que se adora muito.

O defeito é um monstro que não procria.

A verdadeira amizade significa unir muitos corações e corpos num coração e num espírito.

Despreza as estradas largas, segue os carreiros.