Frases de Leon Tolstói

Confira nossa seleção de Frases de Leon Tolstói.

Leon Tolstói (1828-1910) foi um escritor russo, autor de “Guerra e Paz”, obra-prima que o tornou célebre. Profundo pensador social e moral é considerado um dos mais importantes autores da narrativa realista de todos os tempos.

Leon Tolstói ou Liev Nikoláievitch Tolstói nasceu na quinta familiar em Iassnaia-Poliana, perto de Tula, Rússia, no dia 09 de setembro de 1828. Filho de Nicolau Tolstói, de origem ilustre da mais alta aristocracia russa, que remota à princesa Maria Nicolaievna. Com nove anos ficou órfão de pai e mãe, sendo criado por tias e educado por diversos preceptores. Em 1841, mudou-se para Kazan. Em 1844, ingressou na Universidade, onde estudou Ciências Jurídicas e Línguas Orientais, mas insatisfeito com o ensino formal e reprovado em diversos exames, abandonou os cursos.

Confira também: Frases de Rui Barbosa

Frases de Leon Tolstói

A mulher é tão interessante que a diferença entre uma boa e uma má mulher quase não existe.

Se admitirmos que a vida humana pode ser regida pela razão, está destruída a possibilidade da vida.

As grandes obras de arte somente são grandes por serem acessíveis e compreendidas por todos.

Se não procurares senão a recompensa, o trabalho vai parecer-te penoso: mas, se apreciares o trabalho por si mesmo, nele próprio terás a tua recompensa.

Não tema ninguém ou nada. Aquilo que é a matéria mais preciosa que existe em você não pode ser danificado por ninguém ou por nada.

Em verdade, as coisas boas acontecem a despeito de nossos desejos, por vezes até mesmo em oposição ao que desejamos, e muitas vezes, após nossa excitação e sofrimento por causa de coisas sem mérito.

Quando as pessoas falam de forma muito elaborada e sofisticada, ou querem contar uma mentira, ou querem admirar a si mesmas. Ninguém deve acreditar em tais pessoas. A fala boa é sempre clara, inteligente e compreendida por todos.

Os atos de uma pessoa tornam-se a sua vida, tornam-se o seu destino. Tal é a lei da nossa vida.

O segredo da felicidade não é fazer sempre o que se quer, mas querer sempre o que se faz.

O verdadeiro amor não está nas palavras mas nas ações, e só o amor pode conferir-lhe a verdadeira sabedoria.

A palavra pode unir os homens, a palavra pode também separá-los, a palavra pode servir o amor como pode servir a amizade e o rancor. Livra-te da palavra que pode provocar o ódio.

O estilo nem por sombra corresponde a um simples culto da forma, mas, muito longe disso, a uma particular concepção da arte e, mais em geral, a uma particular concepção da vida.

O homem ama, porque o amor é a essência da sua alma. Por isso não pode deixar de amar.

O único consolo que sinto ao pensar na inevitabilidade da minha morte é o mesmo que se sente quando o barco está em perigo: encontramo-nos todos na mesma situação.

O verdadeiro trabalho cristão e aquilo que no mundo dá os maiores frutos consistem em ações negativas: não fazer o que é contrário a Deus e à consciência.

O único fim dos tribunais é o de manter a sociedade no seu estado atual.

Querer saber – o que parece tão difícil – se não é errado, entre tantos seres vivos que praticam a violência, ser o único ou um dos poucos não violentos, não é diferente de querer saber se seria possível ser sóbrio entre tantos embriagados, e se não seria melhor que todos começassem logo a beber.

O amor começa quando uma pessoa se sente só e termina quando uma pessoa deseja estar só.